Logo Patosja

Cemig registra quase dois mil alertas de incêndio próximos à rede elétrica em 2025  

Sistema de monitoramento identificou focos de calor de até 1,5 km das linhas de distribuição

Por: Redação PatosJá

Fonte: Cemig - Lorena Teixeira

Publicado em: 18:38 21-07-2025

Compartilhar:

Sistema de monitoramento identificou focos de calor de até 1,5 km das linhas de distribuição

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registrou 1.896 alertas de incêndio próximos à rede elétrica no primeiro semestre deste ano. Sistema de monitoramento identificou focos de calor de até 1,5 km das linhas de distribuição. 

Apesar disso, os números são menores em comparação ao primeiro semestre de 2024, no qual o Sistema de Monitoramento e Alerta de Queimadas (SMAQ) emitiu 4.073 alertas. No total, foram registradas 15.293 ocorrências apenas no ano passado. 

O SSMAQ é uma tecnologia que permite que as equipes de campo sejam acionadas com agilidade, antes que o fogo atinja as estruturas da rede elétrica. A atuação ocorre caso alguma queimada traga risco, principalmente às linhas de alta tensão. 

Monitoramento 

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, o sistema utiliza sensores térmicos embarcados em satélites orbitais para mapear fotos de calor em tempo real. Ou seja, as informações são processadas e filtradas por meio de algoritmos próprios. 

Além disso, o monitoramento das condições climáticas abrange 774 municípios de Minas Gerais e emite boletins que permitem a mobilização de equipes com até quatro horas de antecedência para as regiões mais vulneráveis e com riscos de incêndio. 

“Esta assertividade permite reduzir consideravelmente os impactos que um desligamento causado por queimadas pode provocar para o sistema elétrico”, disse Arthur.
Leia também